Posso utilizar o FGTS para adquirir um imóvel?
Voltar para o blog

Posso utilizar o FGTS para adquirir um imóvel?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado para proteger o trabalhador em demissões sem justa causa. Porém, ele pode ser utilizado para outros fins, inclusive para realizar seu sonho de imóvel próprio.

A criação do FGTS: foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 01 de janeiro de 1967.

Como funciona: O FGTS é depositado pelo empregador em uma conta vinculada na Caixa Federal no nome do empregado. É depositado mensalmente o valor de 8% do salário do empregado estipulado pelo contrato de CLT. Contratos com menores aprendizes o valor é de 2%. Mas atenção: Esse valor não é descontado do salário!

Quem tem direito: Todos os trabalhadores regidos pela CLT que firmaram contrato de trabalho a partir de 05/10/1988. Anteriormente dessa data o FGTS era facultativo. Também tem direito os trabalhadores rurais, os temporários, os intermitentes, os avulsos, os safreiros e os atletas profissionais.

Motivos para utilização do FGTS: pode ser utilizada após demissão sem justa causa, na aquisição da casa própria, aposentadoria, em caso de doenças graves e outras situações especiais.

Na compra ou construção: O Fundo de Garantia pode ser utilizado para compra de imóveis, para amortizar o saldo devedor ou ainda para o pagamento de prestações. Assim, é possível pagar uma parte ou valor total na compra ou construção de um imóvel ou diminuir em até 80% “o valor das prestações em até 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento foi assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação” (CAIXA).

Como utilizar o FGTS para adquirir um imóvel: Primeiro é necessário consultar seu FGTS e ver quais são as possibilidades de utilização do valor. Depois é necessário separar todas as documentações necessárias (veja aqui) e entregar na Agencia da Caixa ou Correspondente Caixa Aqui mais próximo de você. Esse processo pode ser feito com auxílio da imobiliária que está realizando a venda do empreendimento que você pretende comprar. O último passo é realizado pela Caixa federal, que analisa a documentação e em caso de aprovação, é liberado o valor para o investimento.

Condições comprador e imóvel: Para saber todas as condições que são necessárias para adquirir um imóvel você pode acessar o site da Caixa Federal linkado anteriormente aqui nessa postagem ou consultar o servidor da Caixa responsável por esse processo ou um corretor de imóveis da sua confiança.

Outros posts

  1. Vantagens de comprar imóvel na planta

    Vantagens de comprar imóvel na planta

    Comprar um imóvel pode ser um tanto estressante, principalmente por ter diversas opções, maneiras e tipos de imóveis. Nem sempre as pessoas já sabem exatamente o que querem e o que podem financeiramen...

  2. Tendência de Cores de 2019

    Tendência de Cores de 2019

    Uma boa forma de mudar os ares do seu imóvel é com cores! Pintar um cômodo, a área externa ou até mesmo decorar com móveis e objetos coloridos trazem a sensação de novidade e conforto para sua casa ou...

  3. Saiba quais plantas combinam com seu ambiente interno

    Saiba quais plantas combinam com seu ambiente interno

    Ter uma planta dentro de casa é algo que sempre cai bem. Afinal de contas, elas são capazes de equilibrar a temperatura do ambiente, purificar o ar, regular a umidade e muito mais.  No entan...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Matriz Tancredo Neves

Locações
(55) 3311-6045 (55) 98401-2477